Como apresentar o seu Bebé ao seu fiel companheiro de 4 patas?

Como apresentar o seu Bebé ao seu fiel companheiro de 4 patas?

picsea-EScCHx_ZR8Y-unsplash

Uma das preocupações dos pais quando esperam um bebé é a forma como os seus animais de estimação, normalmente cães ou gatos, irão reagir à sua chegada. A realidade é que eles poderão sentir uma invasão do seu espaço, assim como uma falta de atenção que será agora concentrada no bebé. É por isso importante que os vá preparando com alguma antecedência. Deixo aqui algumas dicas para que esse processo possa acontecer de forma natural e uma dica muito especial para o momento da massagem:

. Prepare o espaço onde o bebé irá ficar com alguma antecedência, assim o seu animal de estimação pode começar a habituar-se à presença desses novos objetos como o
berço, a cadeirinha, o carrinho, etc.

. Se houver alguma zona da casa que não queira que o seu cão ou gato tenha acesso depois do bebé nascer, o ideal é que vá já limitando esse acesso para que na altura
não o associem à chegada ou à presença do bebé.

. Vá usando alguns sons como os white noises que poderá usar com o bebé, ponha as músicas de embalar ou até mesmo áudios de bebés a chorar para que possam estar
mais familiarizados com esses sons depois do bebé chegar.

. Quando o bebé nascer, antes de o levar para casa, leve algumas peças de roupa com o cheiro do bebé e ponha nas zonas onde os animais costumam estar, desta forma vão-se habituando ao cheiro do bebé e à sua “presença” nas zonas que podem considerar como sendo o seu território.

. Chegando a casa com o bebé, haja naturalmente e tente que a “apresentação” seja gradual. Evite muitas visitas nos dias seguintes para que todos os elementos da família nuclear se possam conhecer e aprender a conviver uns com os outros, adaptando às novas rotinas.

. Quando tiver visitas, se antes faziam festas ao cão ou gato e lhes davam atenção, peça para que continuem a ter a mesma atitude.

. O contacto entre animal de estimação e bebé deve ser feito gradualmente e sempre sob supervisão. Por mais dócil que o seu cão ou gato possa ser, não se esqueça que também ele tem sentimentos e está a lidar com uma nova realidade.

. Tente sempre manter as rotinas que já antes tinha com o seu animal, seja passeios, momentos de brincadeira ou até permitir que esteja ao pé de si.

. No momento da massagem deixe que o seu animal esteja por perto. Uma vez que a massagem costuma decorrer no chão (por uma questão de segurança para o bebé) e que, poderá ter que se levantar a meio para ir buscar alguma coisa, é importante que o seu cão ou gato já esteja habituado a que o bebé esteja ao seu alcance e que se possa aproximar sem grande estranheza ou excitação. No final da massagem recompense-o por se ter portado bem na presença tão próxima com o bebé.

O convívio entre bebé e animais é excelente porque ajuda a reforçar as defesas do bebé, habitua-o ao convívio com animais e a aprender a respeitá-los e a cuidar deles. Com o tempo, bebé e animal de estimação serão garantidamente melhores amigos!