Perguntas frequentes
Março 10, 2021 2021-03-10 16:49Perguntas frequentes
Perguntas frequentes
Quando é que devo iniciar a rotina da massagem?
A massagem pode ser iniciada pelas 3 ou 4 semanas de vida do bebé. Não só por ser a altura em que o bebé começa a ficar mais desperto mas também porque é nessa fase que começam os problemas típicos das primeiras semanas de vida, como as cólicas ou
a obstipação.
Qual a melhor altura para realizar a massagem?
A massagem deve ser realizada diariamente e incluída numa rotina que possa trazer estabilidade ao bebé. Depende das rotinas de cada família e do que o bebé poderá aceitar mas, por norma, sugiro ao final do dia, antes ou depois do banho, seguida de maminha ou biberão e dormir.
Posso fazer a massagem depois do bebé comer?
O ideal será aguardar cerca de 30 minutos até realizar a massagem, deixando a barriguinha para o fim. Assim garante que o bebé estará já com parte da digestão realizada e haverá menos probabilidade de bolçar ou sentir desconforto.
O meu bebé já tem mais de 1 mês, ainda posso iniciar a rotina da massagem?
A massagem tem sempre benefícios e, caso o bebé aceite, pode ser realizada até aos 2 ou 3 anos. Poderá ser mais desafiante iniciar a rotina de massagem com um bebé a partir dos 6 meses, por já querer ficar sentado ou gatinhar mas, há sempre forma de adaptar a massagem à idade do bebé e iniciar esta boa rotina.
Devo aprender a massagem antes ou depois do bebé nascer?
Pode aprender durante a gravidez mas, como a ideia será depois poder praticar para não esquecer, convém esperar pelo nascimento do bebé. Até porque a motivação será outra!
Quais os benefícios desta massagem para o bebé?
É uma massagem que promove o equilíbro físico, emocional e energético do bebé. Alivia e previne cólicas, obstipação, gases e o desconforto dos primeiros dentinhos. Ajuda a libertar tensões e a relaxar, promovendo um sono mais tranquilo. Equilibra o organismo do bebé, reforçando o sistema imunitário. Reforça o Vínculo com os pais, tão importante nos primeiros meses de vida do bebé.